Notícias e Pesquisas

03 Mai 2017

Você sabe o que é ODS?

Uma pesquisa do IBOPE Inteligência sobre o conhecimento das pessoas acerca dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), mostra que 38% dos brasileiros já ouviram falar nas ODS, mas não sabem o que é, e 49% não sabem o que é e nem do que se trata. Esse número foi apresentado no debate “Benefícios da implementação da Agenda 2030 no município”, realizado em 27 de abril, que buscou a reflexão do processo de territorialização da Agenda 2030 e apresentou uma oportunidade de promover o desenvolvimento territorial sustentável e a formação cidadã.

Segundo o analista de planejamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Leandro Couto, é primordial trazer o território para a construção das políticas públicas. “Trazer a participação social se torna mais concreta quando a gente desce para o território.” Outra estratégia para viabilizar a agenda, segundo Couto, seria a elaboração de planejamento territorial. “É preciso que as múltiplas escalas se conversem. É fundamental que cada município tenha sua estratégia”.

Na concepção do coordenador do projeto Grow Smarter, Mika Hakosalo, que descreveu os exemplos da cidade de Estocolmo, na Suécia, a ideia é dar possibilidades a pessoas para a cidade não envolver apenas a economia, mas a sustentabilidade. “Estamos trazendo as pessoas para a cidade”.

Para o representante da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Gilmar Dominici, a implementação da agenda não será uma tarefa fácil. “Os prefeitos precisam se engajar, caso contrário não alcançaremos a agenda. O grande desafio é criar as condições para capacitar esses gestores e priorizar os municípios que já estão avançando na agenda”, ponderou.

Em breve serão divulgados mais dados sobre esse tema. Aguarde! 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS