Notícias e Pesquisas

13 Dez 2018

SESI e SENAI são muito bem avaliados pela população

O SENAI e o SESI são instituições bastante conhecidas e bem avaliadas pelo brasileiro, sobretudo pelos entrevistados que afirmam conhecê-las bem.

O SENAI é avaliado como ótimo ou bom por 79% dos entrevistados que o conhece, mesmo que apenas de ouvir falar. Considerando apenas os entrevistados que afirma conhecê-lo bem, o percentual de ótimo ou bom sobe para 94%.

Os brasileiros que conhecem o SENAI ao menos de ouvir falar concordam que o SENAI forma bons profissionais, que é uma entidade séria e que seus cursos facilitam a obtenção de um emprego. A maioria das pessoas também reconhece que o SENAI atua, além da Educação Profissional, com serviços voltados para a Tecnologia e Inovação.

Quando perguntados qual a primeira palavra que lhes vêm à mente ao ouvir falar de SENAI, os brasileiros citaram cursos técnicos e profissionalizantes, educação de qualidade, emprego, oportunidade e futuro.

O SESI também apresenta alto grau de conhecimento pela população e é bem avaliado por aqueles que o conhecem ao menos de ouvir falar, sendo que quanto maior o grau de conhecimento da instituição, melhor a avaliação.

Entre os entrevistados que conhecem o SESI, ainda que só de ouvir falar, 72% o avaliam como ótimo ou bom. Esse percentual sobe para 93% quando se considera apenas os entrevistados que afirma conhecer bem o SESI.

Os brasileiros reconhecem a contribuição do SESI para o bem-estar do trabalhador da indústria e para sua maior produtividade, pela sua atuação na educação de jovens e adultos e na redução dos acidentes de trabalho da indústria.

A maior parte dos brasileiros concorda que o SESI é uma entidade séria. Quando perguntados qual a primeira palavra que lhes vêm à mente ao ouvir falar de SESI, os brasileiros citaram educação de qualidade, emprego, lazer e apoio.

 

CONHECIMENTO E AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES

SENAI e o SESI são instituições bastante conhecidas entre os brasileiros.

Mais de 8 em cada 10 brasileiros conhecem o SENAI e o SESI ainda que só de ouvir falar. Cabe ressaltar que SEBRAE, SENAC e SESC também são bastante conhecidos, respectivamente, por 89%, 85% e 80%.

O SENAI é conhecido por 87% dos entrevistados, ainda que só de ouvir falar. Entre as instituições avaliadas, o SENAI é a com o maior percentual de pessoas que afirmam conhecê-lo bem: 29%. O mesmo percentual afirma conhecê-lo mais ou menos.

O SESI é conhecido por 82% dos entrevistados, ainda que só de ouvir falar. Um em cada cinco brasileiros (20%) afirma conhecê-lo bem e 28% afirmam conhecê-lo mais ou menos.

Quanto mais conhecido, melhor avaliados são o SESI e o SENAI

Todas as cinco instituições do Sistema S consideradas são bem avaliadas pela população brasileira. Considerando apenas os entrevistados que conhecem a instituição, ainda que apenas de ouvir falar, o SENAI apresenta o maior percentual dos que o avaliam como ótimo ou bom: 79%. SESC, SEBRAE, SESI e SENAC apresentam percentuais de ótimo ou bom similares, de 70% a 73%. O percentual é de 62% para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mas é importante ressaltar que, nesse caso, 16% não responderam à pergunta.

Note-se que, para falarmos com relação à população brasileira, é preciso incluir os entrevistados que não avaliaram as instituições porque não as conheciam ou não responderam se as conheciam ou não. Nessa base de comparação, podemos afirmar que 69% da população brasileira avaliam o SENAI como ótimo ou bom e apenas 1% como ruim ou péssimo. No caso do SESI, 59% o avaliam como ótimo ou bom e 1% como ruim ou péssimo.

É importante ressaltar que as avaliações são melhores, quanto maior o conhecimento que o entrevistado diz ter sobre a instituição.

Entre os entrevistados que afirmam conhecer bem o SENAI, a avaliação como ótimo ou bom é quase unanimidade, 94%, com mais da metade avaliando-o como ótimo. Entre os que afirmam conhecê-lo mais ou menos, o percentual de ótimo ou bom é 79% e entre os que o conhecem de ouvir falar, 67%, sendo que 16% não responderam à pergunta.

No caso do SESI, considerando apenas os respondentes que afirmaram conhecê-lo bem, 93% o avaliam como ótimo ou bom e 0% como ruim ou péssimo. O percentual de ótimo ou bom é de 76% entre os que afirma conhecê-lo mais ou menos e de 56% entre os que o conhecem apenas de ouvir falar.

VISÃO DOS BRASILEIROS SOBRE O SENAI

Brasileiros relacionam o SENAI à educação profissional de qualidade.

Quando solicitados a falar a primeira palavra que lhe viessem à mente ao ouvir o nome SENAI, as mais citadas se relacionam com educação profissional de qualidade e empregabilidade.

As palavras relacionadas à cursos, formação profissional e aperfeiçoamento foram citadas por 21% dos entrevistados, enquanto palavras relacionadas a ensino e escola de forma geral foram citadas por 16%. De forma agregada, as palavras relacionadas à educação são 37% do total.

Entre os entrevistados, 11% escolheram palavras que destacam a qualidade do SENAI, como ótimo, bom, necessário e respeitado. Além disso, 9% relacionam o SENAI diretamente a emprego, oportunidade e futuro.

A boa avaliação do SENAI é corroborada pelo alto índice de concordância com as afirmativas listadas abaixo. Mais de 9 em cada 10 brasileiros que conhecem o SENAI ao menos de ouvir falar concordam totalmente ou em parte que o SENAI forma bons profissionais (92%), é uma entidade séria (92%) e que seus cursos facilitam a obtenção de um emprego (90%).

A concordância também é alta em relação à frase “O SENAI também atua, além da Educação Profissional, com serviços voltados para a Tecnologia e Inovação” (85%).

Com relação à frase “O SENAI é bem administrado”, sete em cada dez brasileiros que conhecem o SENAI ao menos de ouvir falar concordam totalmente ou em parte com a afirmativa. Cabe ressaltar que essa questão apresenta um alto índice de não resposta (19%).

 

Assim como no caso da avaliação, a concordância com as frases acima cresce com o grau de conhecimento que o entrevistado afirma ter da instituição. Entre os que conhecem bem o SENAI, 95% ou mais concordam totalmente ou em parte que o SENAI forma bons profissionais, é uma entidade séria e que seus cursos facilitam a obtenção de um emprego. Para 83% desse grupo, o SENAI é bem administrado e para 91% “o SENAI também atua, além da Educação Profissional, com serviços voltados para a Tecnologia e Inovação”.

Mais da metade dos entrevistados demandam maior número de oferta de cursos do SENAI. Para 57% dos que conhecem o SENAI ao menos de ouvir falar, o acesso aos cursos é difícil e, para 60%, faltam vagas nos cursos do SENAI.

Essa também é a percepção majoritária dos que afirmam conhecer bem o SENAI. Nesse grupo, o percentual dos que concordam totalmente ou em parte com as afirmativas acima são, respectivamente, 56% e 65%.

Pouco mais da metade dos entrevistados que conhecem o SENAI ao menos de ouvir falar consideram os valores cobrados acessíveis. Para 56%, os valores cobrados pelo SENAI são acessíveis enquanto para 24% não são. Note-se que 19% não responderam essa pergunta.

Ao se considerar apenas os que afirmaram conhecer bem o SENAI, o percentual dos que concordam totalmente ou em parte que “os valores cobrados pelo SENAI são acessíveis” sobe para 65% e o dos que discordam totalmente ou em parte é 26%.

VISÃO DOS BRASILEIROS SOBRE O SESI

SESI é lembrado por educação, oportunidade e lazer.

Quando solicitados a falar a primeira palavra que lhe viessem à mente ao ouvir o nome SESI, as palavras mais lembradas se relacionam com educação de qualidade, empregabilidade e lazer, esporte, cultura e saúde.

Entre os entrevistados, 11% relacionaram o SESI com educação e escola e 9% com curso, capacitação ou aperfeiçoamento. Outros 8% associam o SESI a palavras que refletem a qualidade dos serviços prestados, como ótimo, bom, valorizado. Emprego e melhor oportunidade foram escolhidos por 7% como palavras relacionadas ao SESI e 4% associam a instituição a lazer, esporte e cultura. Note-se que 45% não souberam ou não quiseram responder.

A contribuição do SESI para o bem-estar do trabalhador da indústria e para sua maior produtividade é reconhecida por parcela importante dos brasileiros. Para 81% dos entrevistados que conhecem o SESI ao menos de ouvir falar, o SESI contribui para a formação e a qualidade de vida do trabalhador da indústria.

O percentual dos que concordam totalmente ou em parte que “O SESI contribui para a formação do trabalhador da indústria por meio da Educação de Jovens e Adultos” também é 81%. Ademais, 69% concordam totalmente ou em parte que “O SESI contribui para a redução dos acidentes de trabalho na indústria”.

Quando se considera apenas os entrevistados que afirmam conhecer bem o SESI, os percentuais citados anteriormente sobem para 92%, 91% e 82%.

Mais de oito em cada dez entrevistados que conhecem o SESI ao menos de ouvir falar concordam totalmente ou em parte com a afirmação “o SESI é uma entidade séria”. Ademais, entre os que conhecem o SESI ao menos de ouvir falar, 68% concordam totalmente ou em parte que o SESI é bem administrado. Note-se que 23% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder essa questão.

Considerando apenas os entrevistados que afirmam conhecer bem o SESI, o percentual dos que concordam totalmente ou em parte que “o SESI é uma entidade séria” sobe para 94%. No que diz respeito ao SESI ser bem administrado, a concordância, total ou parcial, chega a 83%.

Para 54% dos entrevistados que conhecem o SESI ao menos de ouvir falar os valores cobrados pelo SESI são acessíveis, ainda que a concordância seja parcial. Cabe ressaltar que 27% não souberam ou não quiseram responder essa questão.

Os brasileiros também reclamam por mais vagas nas escolas do SESI. Entre os que conhecem o SESI ao menos de ouvir falar, 56% dos entrevistados e 63% dos que afirmam conhecer bem o SESI concordam totalmente ou em parte que faltam vagas nas escolas do SESI.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Retratos da sociedade brasileira

Margem de erro

A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Educação

Opinião pública

Contratante

CNI - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA

Período

29/11/2018 a 02/12/2018

Local

Brasil

Amostra

Foram realizadas 2000 entrevistas em 127 municípios.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa
Retratos da sociedade brasileira