Notícias e Pesquisas

04 Out 2019

Semana do Brasil: metade dos internautas brasileiros tomou conhecimento sobre, mas maioria não comprou durante a campanha

A Semana do Brasil, iniciativa do que teve o objetivo de promover descontos em lojas físicas e virtuais em todo o país, está presente na cabeça de metade da população brasileira. Uma pesquisa online do IBOPE Inteligência mostra que 49% dos brasileiros já ouviram falar dessa campanha, realizada entre os dias 6 e 15 de setembro para aquecer a indústria e o comércio em um período em que a economia é afetada pelo baixo desempenho desses setores. A iniciativa é conhecida, sobretudo, no Nordeste, onde 56% dos entrevistados afirmam já ter ouvido falar da campanha.

Como souberam da Semana do Brasil

- Pouco mais de 3/4 dos internautas brasileiros (76%) ficou sabendo da Semana do Brasil pela internet/redes sociais;

- 59% pela televisão, jornais e revistas;

- 31% em lojas online e 26% em lojas físicas.

Os entrevistados podiam responder mais de uma opção.

Consumo durante a campanha

Apesar do conhecimento, a maioria (59%) não comprou nenhum produto ou serviço durante essa campanha. Além disso, metade da população (49%) não tem certeza de que os preços realmente são atrativos e não confiam muito em iniciativas como essa, ao passo que 42% acreditam que os preços realmente são atrativos e confiam nessas campanhas. Os demais (9%) têm certeza que os preços não são atrativos e não confiam nessas ações.

Apesar da campanha ter sido promovida pelo governo federal, metade dos internautas brasileiros acham que a inciativa foi dos lojistas, para estimular o consumo, e 32% dizem que foi da indústria. Os que apontam que a Semana do Brasil foi uma ação do governo federal somam 45%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 a 20 de setembro, com 2000 internautas do painel Conectaí com 16 anos ou mais, de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE CAMPANHA DE INCENTIVO ÀS COMPRAS

Margem de erro

2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Internet

Mobile

Opinião pública

Varejo

Vestuário

Contratante

IBOPE Inteligência

Período

16/09/2019 a 20/09/2019

Local

Brasil

Amostra

Foram realizadas 2000 entrevistas.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa