Notícias e Pesquisas

25 Ago 2015

Rede Nossa São Paulo e FecomercioSP lançam pesquisa sobre mobilidade urbana

Tema está no centro das atenções, principalmente em razão das ações que a prefeitura vem realizando na área e a repercussão destas iniciativas na mídia.
Quanto tempo os paulistanos gastam por dia, em média, no trânsito? Qual o nível de satisfação dos usuários do transporte público? Essas e outras questões integram a Pesquisa sobre Mobilidade Urbana que a Rede Nossa São Paulo e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lançarão no Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro). As inscrições para participar do evento poderão ser realizadas em breve pelo site da Federação.
 
Os resultados do levantamento de percepção dos moradores da capital paulista, realizado pelo IBOPE Inteligência, serão apresentados em evento aberto ao público no Sesc Consolação.
 
A pesquisa, já em sua nona edição, apresentará novidades este ano, pois o tema -  mobilidade urbana -  está no centro das atenções, principalmente em razão das ações que prefeitura vem realizando na área e a repercussão destas iniciativas na mídia.
 
Como em edições anteriores, o levantamento apontará também a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público e o carro particular, bem como a avaliação da população em relação ao trânsito e à poluição.

Sobre o Dia Mundial Sem Carro
Nos últimos nove anos, o lançamento da Pesquisa de Mobilidade tem sido uma das ações que visam a marcar o Dia Mundial Sem Carro e a Semana da Mobilidade em São Paulo.

Comemorada em 22 de setembro, a data é destaque em diversas cidades do mundo, onde são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida. Na Europa, a semana toda é recheada de atividades, no que chamam de Semana Europeia da Mobilidade.

O Dia Mundial Sem Carro foi criado na França, em 1997, sendo adotado por vários países europeus já no ano 2000. O objetivo principal da data é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto.
 
No Brasil, tem desempenhado um papel fundamental para ampliar a consciência de cidadãos e integrantes do poder público sobre a inviabilidade do atual modelo de mobilidade urbana na maioria das grandes cidades, que é centrado no uso do automóvel particular.

Embora não consiga ainda fazer com que grande parte dos usuários de automóveis particulares deixe o carro na garagem – até por falta de uma alternativa de transporte público de qualidade – o Dia Mundial Sem Carro contribui para que a sociedade apoie, cada vez mais, a priorização dos transportes coletivos por parte dos governantes.


Serviço
Evento: Lançamento da Pesquisa sobre Mobilidade Urbana/Semana da Mobilidade 2015
Data: Dia 22 de setembro, terça-feira
Horário: às 9h30 
Local: Teatro Anchieta do SESC Consolação
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245