Notícias e Pesquisas

16 Set 2016

Procurador Mauro e Emanuel Pinheiro seguem tecnicamente empatados, após crescimento simultâneo. Wilson Santos apenas oscila positivamente e é segundo colocado

Segundo a nova pesquisa IBOPE Inteligência/TV Centro América sobre a sucessão municipal em Cuiabá, Procurador Mauro (PSOL) e Emanuel Pinheiro (PMDB) lideram a disputa, com 30% e 27% das intenções de voto respectivamente - tecnicamente empatados uma vez que a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais (p.p.). Na pesquisa anterior, os dois candidatos também se encontravam em empate técnico (24% e 22% respectivamente) juntamente com Wilson Santos (PSDB) que oscila positivamente 2 p.p. e vai para 20% das menções agora, ficando na segunda colocação. O candidato do PDT, Julier, vai de 6% para 7% nesta rodada, enquanto Serys Slhessarenko (PRB) oscila negativamente de 6% para 2% das respostas. O candidato Renato Santtana, da REDE, constava entre os nomes apresentados aos entrevistados, mas não foi citado. A proporção de eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto para prefeito é de 9%, contra 5% que se declaram indecisos.

Se a votação ocorresse hoje, a escolha do próximo prefeito de Cuiabá seria decidida em segundo turno e ainda não é possível dizer quem seriam os dois concorrentes. 

Destaques por segmentos
O crescimento de intenções de voto em Procurador Mauro é mais expressivo entre eleitores com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos (12 p.p.), entre os que possuem escolaridade média (9 p.p.) e dentre os de idade entre 25 e 34 anos (9 p.p.). Nesta rodada, as maiores proporções de menções ao candidato encontram-se na faixa de renda familiar de 2 a 5 SM (36%), entre os homens (35%) e na faixa etária de 35 a 44 anos (35%), se comparados ao total da amostra.


Emanuel Pinheiro registra crescimento mais expressivo de citações entre as mulheres, entre os eleitores de 45 a 54 anos e também entre os mais escolarizados (10 p.p. em cada grupo). No levantamento atual, os mais velhos e aqueles com renda de 2 a 5 SM são os mais propensos a votar neste candidato (33% e 32%, respectivamente).

O eleitorado de 55 anos ou mais de idade é aquele em que mais crescem as menções a Wilson Santos: 11 p.p. desde a pesquisa de agosto. Já no grupo de menor renda familiar revela-se a maior proporção de intenções de voto no candidato, 28% (quando comparado ao total de entrevistados nesta rodada).

Para os demais candidatos, tanto as variações de uma pesquisa para a outra quanto a distribuição entre os segmentos na rodada atual são mais homogêneas. 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em Cuiabá (JOB Nº 0567-2 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por TELEVISÃO CENTRO AMÉRICA LTDA.

Período

13/09/2016 a 15/09/2016

Local

Brasil - Cuiabá - MT

Amostra

foram entrevistados 602 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob o protocolo Nº MT-02684/2016.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa

COMENTÁRIOS