Notícias e Pesquisas

13 Dez 2018

Presidente Michel Temer encerra governo com baixa popularidade

O presidente Michel Temer encerra seu mandato com baixo nível de aprovação, ainda que sua popularidade tenha registrado uma leve melhora em dezembro.

O percentual dos que avaliam seu governo como ótimo ou bom tem se mantido praticamente inalterado desde julho de 2017. Entre setembro e dezembro deste ano, o percentual oscila de 4% para 5%, dentro da margem de erro da pesquisa de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Não obstante, o percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo, reverteu a tendência de crescimento e caiu de 82%, em setembro, para 74%, em dezembro. Neste mês, 18% avaliam o governo como regular, um aumento de 6 pontos percentuais em relação a setembro.

O percentual de desaprovação da maneira de governar do presidente continua elevado, mas registra queda de 92%, em setembro, para 85% em dezembro. Esse é o menor percentual desde setembro de 2017. Já o percentual de aprovação sobe dentro da margem de erro da pesquisa: de 6%, em setembro, para 9% em dezembro.

No que diz respeito à confiança dos brasileiros no presidente Michel Temer, praticamente não há mudança. O percentual dos que não confiam no presidente, permanece no patamar de 90%, onde se encontra desde setembro de 2017. Entretanto, aqueles que confiam no presidente crescem de 5% para 7%, também dentro da margem de erro da pesquisa.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Avaliação do governo

Margem de erro

A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Opinião pública

Contratante

CNI - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA

Período

29/11/2018 a 02/12/2018

Local

Brasil

Amostra

Foram realizadas 2000 entrevistas em 127 municípios.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Avaliação do governo
Pesquisa completa
Evolução dos presidentes