Notícias e Pesquisas

17 Abr 2017

Prefeitos e governadores são mais bem avaliados do que Temer

A taxa de ótimo e bom dos governadores dos estados brasileiros é mais do que o dobro da do presidente, mostra uma pesquisa do IBOPE Inteligência. Enquanto a administração dos governadores é considerada positiva (soma das respostas ótima e boa) por 22% da população, a gestão do presidente é avaliada dessa maneira por apenas 9%. Em relação aos novos prefeitos, a diferença é ainda maior: quatro vezes superior (37% x 9%).

Na comparação com dezembro de 2015, última vez que o IBOPE Inteligência pediu para os brasileiros avaliarem as três esferas de governo, os governadores melhoraram sua avaliação em três pontos percentuais (de 19% para 22%) e os prefeitos em 13 pontos (de 24% para 37%). Já Temer, manteve os mesmos 9% obtidos na época por Dilma Rousseff.

                

No Sudeste, onde o Rio de Janeiro passa por uma grave crise fiscal, a taxa de ótimo e bom dos quatro governadores é, na média, o dobro da de Temer: 17% a 8%. No Nordeste, a vantagem é ainda maior: 33% a 5%. Se comparada a popularidade do presidente com a dos prefeitos nordestinos a diferença chega a quase 40 pontos: 44% a 5%. No Sudeste, é de 35% a 8%.

Sobre a pesquisa
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 143 municípios, entre os dias 7 e 11 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

COMENTÁRIOS