Notícias e Pesquisas

14 Set 2016

Paulo Alexandre Barbosa cresce 11 pontos e seria reeleito se as eleições em Santos fossem hoje

Em nova pesquisa sobre a intenção de voto dos eleitores santistas, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) tem 63% das menções (eram 52%) e lidera de maneira isolada a disputa pela prefeitura de Santos. Em patamar inferior, Carina Vitral (PCdoB) cresce de 3% para 8%, enquanto o pedetista Paulo Schiff varia de 3% para 6% das menções. Marcelo Del Bosco (PPS) oscila negativamente e tem 5% (tinha 8% na rodada anterior), Débora Camilo (PSOL) mantém 2% das intenções de voto e Edgar Boturão (PROS) tem 1% (eram 2% anteriormente). Os candidatos Helio Hallite (PRTB) e Professor Genival Bezerra (PSDC) seguem com 1%. Entrevistados que afirmam votar em branco ou anular voto antes eram 18%, hoje são 9% e aqueles que não sabem ou preferem não responder caem de 10% para 4% neste estudo. A pesquisa foi realizada pelo IBOPE Inteligência sob encomenda da TV Tribuna entre os dias 10 e 13 de setembro.

Comparando as intenções de voto de Paulo Alexandre Barbosa (63%) com a soma das menções aos demais candidatos, das declarações de voto em branco ou nulo e dos que não sabem ou deixam de opinar (37%), o prefeito de Santos se reelegeria no primeiro turno, se a eleição fosse hoje.

Destaques por segmentos
Assim como na pesquisa anterior, o atual prefeito de Santos segue com expressiva intenção de voto quanto menor a escolaridade do eleitor. Nesta rodada, ocorre tendência semelhante na renda familiar mensal: quanto menor a renda do entrevistado, maior o número de menções a Paulo Alexandre Barbosa. Ainda, é mais citado pelas mulheres (66%, ante 61% entre os homens). Comparativamente, é possível observar, em relação à rodada anterior, que as intenções de voto neste candidato cresceram principalmente entre aqueles com idade entre 45 e 54 anos (18 p.p.), entre os que possuem renda familiar mensal até 2 S.M. (16 p.p.), no segmento menos escolarizado, entre aqueles com idade de 25 a 34 anos (15 p.p. em cada) e entre as mulheres (14 p.p.).

Carina Vitral é bastante citada pelos mais jovens.

Os demais candidatos não apresentam variações significativas nos segmentos analisados, entre as duas rodadas de pesquisa realizadas no município.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em Santos (JOB Nº 0585-2 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por SAT - SISTEMA A TRIBUNA DE COMUNICAÇÃO SANTOS LTDA.

Período

10/09/2016 a 13/09/2016

Local

Brasil - Santos - SP

Amostra

foram entrevistados 805 eleitores.O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo Nº SP-01398/2016.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa