Notícias e Pesquisas

12 Jul 2016

Neste momento, três candidatos estão tecnicamente empatados em primeiro lugar na disputa pela prefeitura de Curitiba

Entre os dias 02 e 06 de julho, o IBOPE Inteligência realizou em parceria com a Rede Massa uma pesquisa sobre as próximas eleições municipais em Curitiba. Uma vez que as candidaturas não estão oficialmente definidas, os cenários estimulados consideram possíveis nomes para a disputa, sem, no entanto, esgotar o rol de pré-candidatos existentes.

Não é possível afirmar, neste momento, quem está em primeiro lugar uma vez que a diferença entre os candidatos está dentro da margem de erro da pesquisa: Rafael Greca (PMN) tem vantagem numérica e é mencionado por 21% dos eleitores, o atual prefeito Gustavo Fruet (PDT) é citado por 18% e Requião Filho (PMDB) por 16%. Ney Leprevost (PSD) é citado por 5% dos entrevistados, Tadeu Veneri (PT), Luciano Pizzatto (PRTB) e Maria Victória (PP) apresentam o mesmo percentual (3%), enquanto Paulo Martins (PSDB) obtém 2% das intenções de voto. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 20%, enquanto 9% estão indecisos ou preferem não responder.

Pergunta: Se a eleição para prefeito de Curitiba hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? (%)

       

Segundo turno
O IBOPE Inteligência simulou um cenário de segundo turno. Na hipótese da disputa se dar entre os pré-candidatos Fruet e Greca, o ex-prefeito tem vantagem de dez pontos percentuais: aparece com 42% das intenções de voto, enquanto o pedetista tem 32%. Neste cenário, 20% dos eleitores curitibanos declaram a intenção de votar em branco ou nulo e 7% estão indecisos ou preferem não responder.

Rejeição
O IBOPE Inteligência perguntou também em quais dos pré-candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Requião Filho é o mais citado (37%), seguido por Fruet (32%). Maria Victória aparece com 22% das menções e Rafael Greca é mencionado por 21% dos curitibanos. Os demais possíveis candidatos obtêm índices entre 17% e 10%. Aqueles que preferem não responder correspondem a 12% da amostra e 2% declaram espontaneamente que poderia votar em qualquer um dos nomes apresentados. Nesta pergunta os entrevistados podem mencionar mais de um pré-candidato.


Avaliação da administração municipal
A administração do prefeito Gustavo Fruet é avaliada de maneira negativa (ruim ou péssima) por cerca de 2/5 dos entrevistados (42%), enquanto que 38% a avaliam de forma regular. Consideram a administração ótima ou boa, 20% dos curitibanos.


Cerca de seis em cada dez entrevistados (62%) desaprovam a forma como Fruet vem administrando o município, enquanto outros 29% declaram aprová-la. Aqueles que não sabem ou preferem não responder totalizam 9%. 

Os que declaram não confiar no prefeito Gustavo Fruet são 63%, enquanto os que dizem confiar somam 29%.

Áreas problemáticas em Curitiba
O IBOPE inteligência também perguntou a percepção da população sobre as principais áreas problemáticas da cidade. A saúde é citada por cerca de dois terços (67%) dos eleitores. Em segundo lugar, aparece segurança pública, mencionada por 51% dos respondentes. Educação e geração de empregos são citadas por 35% e 28%, respectivamente, seguidas por transporte coletivo (23%). Esses percentuais correspondem à soma das três áreas que os entrevistados poderiam mencionar.


Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Curitiba sob o protocolo Nº PR-05852/2016.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Cenário eleitoral em Curitiba (PR)

Margem de erro

a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Contratante

pesquisa contratada por RÁDIO E TELEVISÃO IGUAÇU S/A.

Período

02/07/2016 a 06/07/2016

Local

Brasil - Curitiba - PR

Amostra

foram entrevistados 805 eleitores. O NÍVEL DE CONFIANÇA UTILIZADO É DE 95%. ISSO QUER DIZER QUE HÁ UMA PROBABILIDADE DE 95% DE OS RESULTADOS RETRATAREM O ATUAL MOMENTO ELEITORAL.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa