Notícias e Pesquisas

24 Mar 2016

Neste momento, Rubens Furlan aparece à frente na disputa pela prefeitura de Barueri

O IBOPE Inteligência, a pedido do Jornal Correio Paulista, realizou entre os dias 18 e 21 de março uma pesquisa sobre as intenções de voto para a prefeitura de Barueri. Neste momento, em que não há nenhuma definição oficial dos candidatos que concorrerão às próximas eleições, foram testados cinco cenários de intenção de voto, considerando possíveis nomes para esta disputa.

No cenário mais completo, o ex-prefeito Rubens Furlan (PSDB) lidera com 52% das intenções de voto. Em um segundo patamar, o deputado estadual Gil Lancaster (DEM) aparece com 7% das citações, enquanto Dr. Antônio (PDT), o vice-prefeito Jaques Munhoz (PTB) e o vereador Saulo Góes (PRB) obtêm 4% das intenções de voto cada um. O democrata Carlinhos do Açougue é mencionado por 3% dos eleitores e o petista Baltasar Rosa, por 1%. Nesse contexto, 15% dos eleitores afirmam que votariam em branco ou anulariam o voto e 10% não sabem ou não respondem.
No segundo cenário testado, dessa vez sem o nome de Carlinhos do Açougue, Rubens Furlan se mantém na liderança com 54% das citações. Gil Lancaster fica com 8% das intenções de voto e Dr. Antônio com 5%. Em seguida aparecem Jaques Munhoz e Saulo Góes empatados com 4% das citações, enquanto Baltasar Rosa tem 1% das intenções de voto. Os que declaram que votariam em branco ou nulo são 16% e aqueles que não sabem ou preferem não responder somam 8%.
Em uma terceira simulação, agora apresentando o nome de Carlinhos do Açougue no lugar de Gil Lancaster, Rubens Furlan continua liderando, com 55% das citações. Dr. Antônio é mencionado por 7% dos eleitores, enquanto Carlinhos do Açougue, Jaques Munhoz e Saulo Góes aparecem empatados com 4% das intenções de voto cada. Baltasar Rosa tem 1% das menções. Aqueles que dizem votar em branco ou anular o voto são 16% e os que não sabem ou não respondem somam 9%.

No penúltimo cenário testado, no qual Rubens Furlan é substituído por Bruna Furlan, a deputada estadual pelo PSDB, obtém o maior número de menções (38%). Dr. Antônio e Gil Lancaster têm 9% das citações cada, enquanto Jaques Munhoz aparece com 6%, Saulo Góes com 5% e Baltasar Rosa com 1% das intenções de voto. Aqueles que optam por votar em branco ou anular o voto somam 22% e os que não sabem ou não respondem 10%.
No último cenário, a ex-primeira dama Sônia Furlan substitui a deputada Bruna Furlan e obtém 29% das citações. Dr. Antônio e Gil Lancaster, novamente empatados, têm 11% das intenções de voto cada. Em seguida aparecem Jaques Munhoz com 7% das menções, Saulo Góes com 6% e Baltasar Rosa, com 1%. Aqueles que afirmam que votariam em branco ou anulariam seu voto, totalizam 24% e os que não sabem ou preferem não opinar somam 11%.

Intenção de voto espontânea para prefeito - Quando a pergunta de intenção de voto é feita sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, é elevado o percentual daqueles que afirmam que não sabem ou preferem não responder espontaneamente a pergunta (43%). O ex-prefeito Rubens Furlan é mencionado por 33% dos eleitores. O atual prefeito Gil Arantes (DEM) aparece com 3% das menções, a deputada Bruna Furlan tem 2% e o deputado estadual Gil Lancaster é citado por 1%. Outros nomes totalizam juntos, 3% das intenções de voto. Os entrevistados que declaram votar em branco ou nulo perfazem 15%.
 
Expectativa de vitória - Independentemente da intenção de voto, mais da metade dos entrevistados (57%) acredita que o ex-prefeito Rubens Furlan sairá vitorioso nas eleições de 2016. Aqueles que não sabem indicar quem poderá ganhar a eleição somam 22%.

Apoio - Independente do candidato, 66% dos entrevistados afirmam que não votariam em alguém apoiado pelo atual prefeito Gil Arantes. Aqueles que declaram que poderiam votar em um candidato apoiado por ele são 22% e apenas 7% respondem que com certeza votariam.

Rejeição - Quando perguntados em qual dos candidatos a prefeito de Barueri não votariam de jeito nenhum, o deputado Gil Lancaster é o mais citado (39%). O vereador Carlinhos do Açougue vem em seguida com 29% das menções, enquanto Baltasar Rosa e Jaques Munhoz são preteridos, respectivamente, por 27% e 26% dos entrevistados. Não votariam de jeito nenhum em Saulo Goés, 23% dos eleitores e 20% mencionam a deputada Bruna Furlan. Dr. Antônio (PDT) e o ex-prefeito Rubens Furlan são citados por 15% dos entrevistados cada, enquanto Sônia Furlan é mencionada por 11% dos baruerienses. Nessa pergunta, o entrevistado poderia citar mais de um candidato.

Avaliação da administração municipal - A administração do prefeito Gil Arantes é avaliada negativamente (ruim/péssima) por mais da metade dos respondentes (54%). Já para 26%, a administração é regular, enquanto 17% a avaliam como ótima ou boa. Não opinam a respeito, 3% dos entrevistados.

A forma como o prefeito Gil Arantes vem administrando Barueri é desaprovada por 70% dos entrevistados, enquanto 24% aprovam sua administração. Outros 6% não sabem ou preferem não responder esta pergunta.

Áreas problemáticas em Barueri - A pesquisa também levantou a percepção da população sobre as principais áreas problemáticas do município. A saúde lidera com 70% das menções. Em segundo lugar, em um patamar inferior, aparece a corrupção com 29% das citações, seguida por educação e segurança pública, ambas com 24% das menções. Entre outras áreas mencionadas estão geração de emprego (17%), limpeza pública (16%), e trânsito (15%).

É importante frisar que estes índices representam a soma das três áreas que o entrevistado poderia mencionar.

Avaliação da deputada Bruna Furlan - A atuação da deputada federal Bruna Furlan é avaliada positivamente (ótima/boa) por 40% dos respondentes. Aqueles que a avaliam como regular são 26%, enquanto para 13% é ruim/péssima. Os que não sabem ou não opinam somam 22%.


Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, sob o protocolo Nº SP-04050/ 2016.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Contexto eleitoral em Barueri

Margem de erro

5 (cinco) pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.

Tema

Administração pública

Eleições

Contratante

pesquisa contratada pelo Jornal Correio Paulista.

Período

18/03/2016 a 21/03/2016

Local

Brasil - Barueri - SP

Amostra

foram entrevistados 406 eleitores.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Download do relatório

COMENTÁRIOS