Notícias e Pesquisas

11 Abr 2018

Neste momento, Ratinho Junior aparece numericamente à frente, mas em situação de empate técnico com Osmar Dias na disputa pelo Governo do Paraná

O IBOPE Inteligência, a pedido da Rádio CBN Cascavel, realizou uma pesquisa de intenção de voto para a próxima eleição estadual no Paraná. As entrevistas foram realizadas entre os dias 3 e 5 de abril e, neste momento, em que as candidaturas não estão oficialmente definidas, os cenários testados consideram possíveis nomes para a disputa.

Ratinho Junior (PSD) e Osmar Dias (PDT) estão empatados tecnicamente, com 34% e 28% das intenções de voto respectivamente, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 3 pontos percentuais. Em outro patamar aparecem a atual governadora Cida Borghetti (PP) com 5% e Dr. Rosinha (PT) com 3%. No atual levantamento, os eleitores paranaenses que declaram votar em branco ou nulo somam 24% e outros 6% não sabem ou não respondem.

Ratinho Junior se destaca sobretudo entre os eleitores mais jovens (16 a 24 anos e 25 a 34 anos). Nota-se, ainda, uma tendência de crescimento das intenções de voto quanto menor a renda dos entrevistados. Se entre aqueles com renda familiar acima de 5 salários mínimos ele obtém 28% das intenções de voto, chega a 39% entre os que têm renda familiar de até 1 salário mínimo.

Já Osmar Dias é mais citado pelos eleitores mais velhos (55 anos e mais) e por aqueles com renda familiar acima de 5 salários mínimos. Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.

Intenção de voto espontânea
Na pergunta espontânea, quando não há a apresentação do disco contendo o nome dos possíveis candidatos, 64% dos eleitores não sabem ou não respondem à pergunta e outros 19% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Ratinho Junior é citado por 4% dos eleitores, enquanto Álvaro Dias (Podemos), Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB) aparecem com 3% das menções espontâneas cada um. Osmar Dias é lembrado por 2% dos paranaenses e os demais possíveis candidatos têm 2% ou menos das citações.

Conhecimento dos pré-candidatos
Foi pesquisado também o grau de conhecimento para cada um dos possíveis candidatos. Osmar Dias e Ratinho Junior são os mais conhecidos, sendo que, 57% dos entrevistados declaram que conhecem bem ou mais ou menos o primeiro e 53% fazem tal declaração em relação ao segundo. Por outro lado, Dr. Rosinha é o mais desconhecido, uma vez que 63% declaram que não o conhecem. Praticamente dois quintos (39%) dos entrevistados afirmam que não conhecem Cida Borghetti, enquanto 33% a conhecem só de ouvir falar.

Rejeição
O IBOPE Inteligência perguntou em quais dos possíveis candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Dr. Rosinha é o mais citado (53%), seguido por Cida Borghetti (40%). Cerca de um quinto não votaria de jeito nenhum em Ratinho Junior (22%) e Osmar Dias (21%). Aqueles que preferem não responder correspondem a 10% da amostra e 6% declaram espontaneamente que poderiam votar em qualquer um dos nomes apresentados. Nesta pergunta os entrevistados podem mencionar mais de um nome.

Segundo turno
Na simulação de segundo turno com os nomes de Ratinho Junior e Osmar Dias, o pedetista e o pessedista aparecem tecnicamente empatados. Considerando o embate desses com os outros possíveis candidatos, ambos aparecem com vantagem em relação aos demais.

          

Principais problemas do estado
O IBOPE inteligência também perguntou a percepção da população sobre as principais áreas problemáticas do Paraná. A área da saúde aparece em primeiro lugar, com 62% de citações, seguida pela segurança pública (42%), educação (32%) e geração de empregos (29%). Esses percentuais correspondem à soma das três áreas que os entrevistados poderiam mencionar.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em Cascavel

Margem de erro

3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

TELECOMUNICAÇÕES CAMPOS DOURADOS LTDA / RADIO CBN CASCAVEL.

Período

03/04/2018 a 05/04/2018

Local

Brasil

Amostra

1.008 votantes. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do estado do Paraná sob o protocolo Nº PR-06410/2018.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa