Notícias e Pesquisas

19 Fev 2016

Neste momento, Jeová Andrade lidera com ampla vantagem as intenções de voto para prefeito de Canaã dos Carajás

Espontaneamente, seis em cada dez eleitores (61%) declaram intenção em votar em Jeová Andrade.

IBOPE Inteligência realizou entre os dias 13 e 16 de fevereiro pesquisa sobre as intenções de voto para a prefeitura de Canaã dos Carajás. Neste momento, em que não há nenhuma definição oficial dos candidatos que concorrerão às próximas eleições, o cenário de intenção de voto testado considera possíveis nomes para a disputa.
 
O atual prefeito, Jeová Andrade, do PMDB, tem ampla vantagem sobre os demais candidatos e aparece com 72% das intenções voto. Marilda Natal (PPS) fica em outro patamar, com 9% das menções, seguida por Anuar Alves (PDT) e Valdemar da Pavinorte (PSDB) citados, respectivamente, por 6% e 5% dos entrevistados. Os eleitores indecisos representam 5%, enquanto 4% tem intenção de anular ou votar em branco.
 
Pergunta: Se a eleição para Prefeito de Canaã dos Carajás fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? (%)

Na pergunta espontânea, na qual os entrevistados são perguntados sobre a intenção de voto sem a apresentação do disco contendo o nome dos possíveis candidatos, seis em cada dez eleitores (61%) declaram intenção em votar em Jeová Andrade. Marilda Natal, Anuar Alves e Valdemar da Pavinorte têm 2% das menções espontâneas cada um. Aqueles que não sabem responder em quem votariam para prefeito somam 29% e os eleitores que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto representam 3% dos respondentes.
 
Rejeição - Quando questionados sobre quais dos possíveis candidatos não votariam de forma nenhuma, 63% dos eleitores mencionam Valdemar da Pavinorte, enquanto 51% declaram que não votariam no ex-prefeito Anuar Alves de jeito nenhum. A candidata Marilda Natal tem 30% das menções e Jeová Andrade é preterido por 8% dos eleitores. Destaca-se, ainda, que 7% dos entrevistados não sabem ou não respondem à pergunta e 3% declaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos. Nesta pergunta, os entrevistados podiam citar mais de uma opção.
 
Avaliação da administração municipal - A atual administração do prefeito Jeová Andrade é avaliada de forma predominantemente positiva, já que três quartos dos entrevistados (75%) a considera ótima ou boa. Outros 21% avaliam sua atuação de forma regular e 3% como ruim ou péssima. A gestão do peemedebista é, ainda, aprovada por 90% dos eleitores e desaprovada por 6%. Aproximadamente oito em cada dez eleitores (77%) confiam no atual prefeito, contra 17% que não confiam.

O IBOPE Inteligência também questionou os eleitores sobre as três áreas mais problemáticas do município e as mais citadas são: saúde (40%), segurança pública (33%) e geração de empregos (24%). Transporte coletivo e trânsito surgem com 22% de menções cada, seguidos por educação (21%). Os entrevistados poderiam citar até três áreas.
 
Avaliação das administrações estadual e federal - A administração do governador Simão Jatene é avaliada de forma regular por 40% dos entrevistados, de forma negativa (ruim/péssima) por 29% e positiva (ótima/boa) por 22% dos canaãnenses. Aqueles que não sabem ou que preferem não responder a pergunta somam 8% das menções.
 
Sete em cada dez (70%) eleitores avaliam a administração da presidente Dilma Rousseff negativamente. Aqueles que consideram sua administração regular representam 22% dos entrevistados e 8% a avaliam positivamente.
 

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo Nº PA-02213/2016.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Contexto eleitoral em Canaã dos Carajás

Margem de erro

a margem de erro estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

L&N Serviços de Impressão LTDA-ME

Período

13/02/2016 a 16/02/2016

Local

Brasil - Canaã dos Carajás - PA

Amostra

foram entrevistados 301 eleitores. O NÍVEL DE CONFIANÇA UTILIZADO É DE 95%. ISSO QUER DIZER QUE HÁ UMA PROBABILIDADE DE 95% DE OS RESULTADOS RETRATAREM O ATUAL MOMENTO ELEITORAL.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Download do relatório

COMENTÁRIOS