Notícias e Pesquisas

23 Dez 2015

Metade da população é a favor de que político perca mandato por má gestão

Pesquisa do IBOPE Inteligência mostra que metade dos brasileiros (48%) é a favor de que um político considerado mau gestor perca o mandato, mesmo sem qualquer envolvimento em esquemas de corrupção, desvio de verbas ou enriquecimento ilícito. A ideia é mais presente nos segmentos com nível superior de instrução e entre aqueles cuja renda familiar supera cinco salários mínimos (58% e 55%, respectivamente), embora a má gestão não seja motivação prevista na Constituição Federal para perda de mandato de políticos eleitos. Os que são contrários à perda do mandato nessa situação também somam 48%.

Chama a atenção o fato de que entre os que se dizem favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, pouco mais da metade (53%) defende a perda do mandato por má gestão, enquanto 45% se dizem contrários à medida. Os números se invertem entre os que não apoiam o impeachment: 40% são a favor da medida e 58%, contra.

Quando a acusação está relacionada à corrupção, como esconder contas no exterior, sonegar impostos e exigir propina de empresas, 67% são favoráveis à perda de mandato do político e 31%, contra. Nessa situação, favoráveis e contrários ao impeachment da presidente pensam da mesma maneira.  Sete em cada dez brasileiros (69%) que são a favor do impeachment apoiam essa medida e 30% são contrários. Entre os que não defendem a saída de Dilma do cargo, 65% são a favor e 33%, contra.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Bus

Margem de erro

dois pontos percentuais para mais ou para menos

Tema

Administração pública

Opinião pública

Contratante

-

Período

05/12/2015 a 09/12/2015

Local

Brasil

Amostra

Foram entrevistadas 2.002 pessoas, com 16 anos ou mais, em 143 municípios do país

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Relatório de tabelas