Notícias e Pesquisas

19 Set 2016

Marcelo Belinati segue na liderança, mesmo com queda de 7 pontos. Valter Orsi cresce 16 pontos e assume a segunda colocação

Em nova pesquisa realizada em Londrina, Marcelo Belinati (PP) continua liderando a disputa com 48% das menções, mesmo apresentando queda de 7 pontos percentuais (p.p.) em relação à rodada anterior. Valter Orsi (PSDB), que antes tinha 5%, cresce 16 p.p. e alcança agora 21% das intenções de voto. Em outro patamar, Sandra Graça (PRB) mantém 8% das citações, André Trindade (PPS) tem 4% (oscilação positiva de 3 pontos), o petista Odarlone aparece com 3% (eram 2%), enquanto Paulo Silva (PSOL) e Luciano Odebrecht (PMN) variam, ambos, de 2% para 1%. Flavia Romagnoli (REDE), que em agosto tinha 1% das menções, na atual pesquisa foi mencionada, mas não chega a atingir este percentual. Entrevistados que declaram votar em branco ou nulo caem de 15% para 10% e os que não sabem ou não respondem são 4% (eram 9%).

O IBOPE Inteligência realizou o estudo entre os dias 15 e 18 de setembro sob encomenda da RPCTV.

Destaques por segmentos
- Marcelo Belinati apresenta queda em praticamente todos os segmentos analisados, valendo destacar o grupo dos entrevistados com 35 a 44 anos (- 13 p.p.), os eleitores que possuem renda familiar mensal acima de 2 e até 5 salários mínimos (-12 p.p.) e aqueles com idades entre 45 e 54 anos (-10 p.p.). Assim como observado na pesquisa anterior, quanto menor a renda familiar, maiores são as intenções de voto no candidato. Nesta rodada, nota-se ainda que quanto menos escolarizado é o entrevistado, maior é proporção de votos em Belinati.

Em contrapartida, Valter Orsi cresce expressivamente em todos os segmentos, mas em especial entre eleitores de 35 a 44 anos, entre os mais escolarizados (ambos com crescimento de 20 p.p.), entrevistados mais velhos (+ 18 p.p.), no segmento com maior renda familiar mensal (+17 p.p.) e entre eleitores com renda familiar mensal acima de 2 e até 5 salários mínimos (+16 p.p.). Ainda, é possível dizer que quanto maior a renda e a escolaridade do eleitor, maiores as intenções de voto em Orsi.

- Os demais candidatos não apresentam variações significativas entre as rodadas nem destaques nos segmentos analisados nessa rodada realizada em Londrina.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em Londrina (JOB Nº 0561-2 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por SOCIEDADE RÁDIO EMISSORA PARANAENSE S.A.

Período

15/09/2016 a 18/09/2016

Local

Brasil - Londrina - PR

Amostra

foram entrevistados 700 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná sob o protocolo Nº PR-05633/2016.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa