Notícias e Pesquisas

10 Mai 2018

Maioria dos brasileiros pretende acompanhar a Copa; evento está aquecendo no país

Mais da metade da população brasileira (75%) pretende acompanhar os jogos da Copa do Mundo da Rússia. A pesquisa Estação Rússia, realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com o IBOPE Repucom, mostra que 39% dos brasileiros pretendem acompanhar somente os jogos do Brasil, 19% querem acompanhar o máximo de jogos que puderem, de todas as seleções, e 17% pretendem acompanhar só alguns jogos, independente de qual seleção estiver jogando.  Há ainda 25% que dizem que não pretendem acompanhar a Copa de 2018, sobretudo as mulheres e os menos escolarizados.

Apesar do desejo de acompanhar a competição da maioria, o clima de Copa ainda não pegou. Para medir o interesse dos brasileiros pelos jogos, o estudo Estação Rússia 2018 também solicitou aos entrevistados que indicassem em um termômetro o seu grau de envolvimento com o torneio. As temperaturas mais frias (“frio”, “muito frio” ou “gelado”), mesmo ainda citadas pela maior parte dos brasileiros (40%), diminuíram em relação à pesquisa de março (49%).  Desses, 19% dizem que em seu termômetro a temperatura está gelada, o nível mais baixo de envolvimento com o evento (eram 27% em março).  Outros 25% apontam a temperatura “morna” como a mais adequada para medir seu envolvimento com a competição (24% em março) e 31% declaram que o seu envolvimento com o evento é “quente”, “muito quente” ou “fervendo” (eram 24% no mês anterior), registrando uma variação de 29% no aumento dos mais interessados pelo evento em relação à rodada de março.

Em relação aos sentimentos para o torneio, os mais citados são positivos: alegria (39%) e esperança (33%), percentuais que sobem para 50% e 36%, respectivamente, entre os habitantes do Norte e Centro-Oeste. Mas também há sentimentos negativos relacionados com a Copa neste momento: preocupação (15%), vergonha (14%) e desanimo (14%).

Patrocinadores
Em uma outra pesquisa, realizada pelo IBOPE Conecta, unidade de pesquisas online do IBOPE Inteligência, os internautas foram questionados a indicar os patrocinadores da seleção brasileira, da Fifa e da transmissão. Em geral, a associação é feita de forma correta. Das quatro marcas mais citadas espontaneamente, apenas uma não é patrocinadora oficial da seleção brasileira/CBF.  São elas: Coca-Cola (que não é patrocinador da seleção) e Itaú (32%), Vivo (31%) e Nike (27%), patrocinadores oficiais da seleção.

Já a lembrança de patrocinadores da Copa do Mundo é feita de forma correta. As maiores menções são para Coca-Cola (37%), Adidas (20%) e Visa (16%). Todavia há 43% que não sabem responder essa questão e 16% e 14%, respectivamente, que citam equivocadamente Nike e Mastercard como patrocinadores do evento.

Quando questionados sobre os patrocinadores da transmissão, metade (52%) assume não saber. Entre as marcas citadas estão novamente Coca-Cola (29%), Itaú (15%), Vivo (13%) e Brahma (11%).

Jogos em casa
Quando a bola rolar, a maior parte dos internautas (73%) aponta que vai assistir aos jogos na própria casa ou na casa de amigos. Bares e restaurantes são uma opção para 10%, assistir na empresa onde trabalha é citado por 7% e eventos especiais de transmissão são uma opção para 5%.

E quando a Copa do Mundo acabar, 59% dos entrevistados pelo IBOPE Conecta acreditam que o Brasil terá conquistado o hexacampeonato. A atual campeã Alemanha é a aposta de 24%. As demais seleções aparecem em patamares bastante inferiores de menção, como  Argentina (4%), Espanha (3%) e França (3%). Os russos, donos da casa, são citados por apenas 1% como possíveis campeões da Copa do Mundo de 2018.

Coleção
Febre nas últimas edições, o álbum de figurinhas da Copa ainda tem muito espaço para crescer entre os brasileiros. A pesquisa do IBOPE Conecta mostra que apenas 7% dos internautas estão colecionando essas figurinhas e que 10% ainda pretendem colecionar. Dentre eles, 72% pretendem trocar as figurinhas com amigos, 26% em shoppings, 19% em locais combinados pelas redes sociais e 17% em locais combinados em sites da internet.

             

                            

Sobre a pesquisa
Na pesquisa face a face, foram realizadas 2002 entrevistas população acima de 16 anos, em 142 municípios do país, entre os dias 12 e 16 de abril de 2018. Na pesquisa online, foram entrevistados 2.000 internautas das classes A, B, C e D de 11 a 15 de abril de 2018.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Estação Rússia 2018

Margem de erro

-

Tema

Esportes

Opinião pública

Contratante

IBOPE Inteligência, IBOPE Repucom e IBOPE Conecta

Período

10/05/2018 a 10/05/2018

Local

Brasil

Amostra

-

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa