Notícias e Pesquisas

01 Set 2015

Leitores da Seleções elegem Nestlé a marca mais confiável do Brasil

Além dos vencedores em 36 categorias, os votantes apontaram a marca mais confiável do Brasil, independente do seu segmento de atuação. Venceu a Nestlé.
Não tem momento mais oportuno para conferir a solidez de uma marca do que durante crises econômicas como a que atravessamos agora. É nesse contexto que é divulgada a Pesquisa Marcas de Confiança 2015, estudo realizado pelo IBOPE Inteligência para a Revista Seleções.

A pesquisa, em sua 14a edição, revela a relação de marcas, instituições e personalidades brasileiras com os leitores da Revista Seleções. A amostra de 1.300 respondentes representa o universo de mais de um milhão de leitores da publicação. 

Além dos vencedores em 36 categorias, os votantes apontaram a marca mais confiável do Brasil, independente do seu segmento de atuação. Venceu a Nestlé, escolhida espontaneamente por 13% dos leitores. Este é o nono ano que a Nestlé ganha o prêmio máximo do estudo. 

A pesquisa também questiona qual a empresa mais Responsável Socialmente. A Natura foi a campeã pela 8a vez, com 17% dos votos. 

Entre as marcas pesquisadas, a que tem o maior índice de confiança é a vencedora de “sabão em pó”: OMO, com 78%.

O estudo também avalia a confiança em personalidades brasileiras. Na categoria “publicitário de confiança” ganhou Eduardo Fischer, sócio da Fischer, (31%), em empate técnico com Julio Ribeiro, da Talent (30%). Entre os empresários, o vencedor foi Alexandre Costa, da Cacau Show. No show business, a categoria Apresentador de TV tem um estreante no pódio: Silvio Santos (72%), dividindo a liderança com Fátima Bernardes (71%).
 
Sobre a pesquisa
O estudo anual foi feito via web com 1.300 leitores da Revista Seleções no mês de maio/2015 e apurou a confiança em 36 categorias de produtos, três categorias especiais (Instituições, Profissões, ONGs) e seis grupos de personalidades brasileiras (Apresentador, Ator, Cantor, Publicitário, Executivo, Esportista). 

 
Conheça as vencedoras do Prêmio Marcas de Confiança 2015:











Empate técnico 
Como critério de desempate, o IBOPE Inteligência utiliza um método chamado Teste de Hipóteses: por meio de um cálculo de probabilidades, foram medidas a chance das primeiras marcas colocadas terem posicionamentos diferentes caso fosse preciso fazer esta mesma pesquisa novamente por várias vezes. Se a probabilidade de mudança na posição for inferior a 5 em cada 100 estudos, temos um vencedor. Caso contrário, é definido o empate técnico 

COMENTÁRIOS