Notícias e Pesquisas

05 Jul 2016

Eli Corrêa Filho, Elói Pietá e Guti estão tecnicamente empatados em primeiro lugar no município de Guarulhos

Durante o mês de junho de 2016, entre os dias 24 a 27, foi realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Mídia Pull Editora e comunicação uma pesquisa eleitoral no município de Guarulhos. As candidaturas não estão oficializadas neste momento. Portanto, foram considerados os possíveis nomes na disputa.

O cenário mostra três candidatos tecnicamente empatados em primeiro lugar, visto a margem de erro da pesquisa de três pontos percentuais. Eli Corrêa Filho (DEM) tem 17% das intenções de voto, seguido por Elói Pietá (PT) com 16% e Guti (PSB) com 13%. Jorge Wilson (PRB) é mencionado por 8% dos respondentes e Carlos Roberto, do PSDB, por 7%. Martello (PSD) e Wagner Freitas (PTB) têm, respectivamente, 4% e 2% das citações.

No que diz respeito aos eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto, esses representam 25% da amostra, enquanto os que não sabem ou não respondem somam 8%.

Intenção de voto espontânea

Quando perguntada a intenção de voto sem o auxílio de disco contendo o nome dos candidatos, 53% dos eleitores dizem não saber em quem votar. Já outros 29%, declaram intenção de votar em branco ou anular o voto.Eli Corrêa Filho, Elói Pietá e Guti têm, nesta ordem, 5%, 4% e 3% das intenções de voto. Carlos Roberto obtêm 2% das citações e os demais candidatos atingem 1% ou menos das menções.

Rejeição

Ao responderem sobre em quais pré-candidatos não votariam de jeito nenhum, Elói Pietá é mencionado por 50% dos entrevistados. Em seguida, aparece Martello, com 32%, e Carlos Roberto, com 28%. Guti surge com 23% das respostas, enquanto Jorge Wilson e Wagner Freitas têm 21% cada. Outros 17% dizem não votar de jeito nenhum em Eli Corrêa Filho e 5% dizem espontaneamente que poderiam votar em qualquer um dos candidatos. Nesta pergunta os eleitores poderiam citar mais de um candidato.

Avaliação da administração municipal

Para 69% dos eleitores a administração do atual prefeito Sebastião Almeida (PT) é ruim/péssima, ao passo que 23% consideram a gestão como regular. Aqueles que consideram a administração como ótima/boa é 5%. Outros 3% não sabem ou optam por não responder. A forma como o prefeito Sebastião Almeida vem administrando o município de Guarulhos é desaprovada por 85% dos respondentes, enquanto 10% aprovam.

Registro

Pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo nº SP-06655/2016.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em Guarulhos (JOB Nº 0755 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

MIDIA PULL EDITORA E COMUNICAÇÃO LTDA.

Período

24/06/2016 a 27/07/2016

Local

Brasil - Guarulhos - SP

Amostra

foram entrevistados 812 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Relatório