Notícias e Pesquisas

02 Set 2016

Eleição para prefeitura de Cuiabá inicia-se com disputa acirrada entre três candidatos

A pedido da TV Centro América, o IBOPE Inteligência realizou a primeira pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Cuiabá após registro das candidaturas. Aplicada entre os dias 29 de agosto e 01 de setembro, a pesquisa aponta empate técnico entre Procurador Mauro (PSOL) com 24%, Emanuel Pinheiro (PMDB) com 22% e Wilson Santos (PSDB) com 18% das intenções de voto, levando-se em conta que a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os candidatos Julier, do PDT, e Serys Slhessarenko, do PRB, aparecem em outro patamar com 6% das menções cada, enquanto Renato Santtana (REDE) é citado por 1% dos entrevistados. A um mês da votação, aqueles que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 14%, enquanto 9% não sabem ou preferem não responder. 

Destaques por segmentos

As intenções de voto no Procurador Mauro são mais frequentes entre os homens do que entre as mulheres (28% ante 21%, respectivamente). O candidato também é mais citado entre os eleitores de 35 a 44 anos e entre aqueles com renda familiar superior a 5 salários mínimos.

Wilson Santos é mais citado entre os eleitores mais jovens (16 a 24 anos). Quanto menor a renda familiar, maior a intenção de votar no ex-prefeito.

Para os demais candidatos, em geral as intenções de voto distribuem-se de forma mais homogênea nos diversos segmentos analisados (sexo, idade, renda, escolaridade).

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Pesquisa eleitoral em Cuiabá (JOB Nº 0567-1 | 2016)

Margem de erro

a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

pesquisa contratada por TELEVISÃO CENTRO AMÉRICA LTDA.

Período

29/08/2016 a 01/09/2016

Local

Brasil - Cuiabá - MT

Amostra

foram entrevistados 602 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro TRE/TSE

registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob o protocolo Nº MT-04797/2016.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa

COMENTÁRIOS