Notícias e Pesquisas

05 Ago 2016

Dr. Aluízio lidera pesquisa de intenção de voto para prefeitura de Macaé

Entre os dias 25 e 27 de julho, o IBOPE Inteligência realizou uma pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Macaé. Neste momento, em que as candidaturas não estão oficialmente definidas, o cenário de intenção de voto testado considera possíveis nomes que poderão participar pleito.

O atual prefeito Dr. Aluízio (PMDB) obtém 44% das intenções de voto e lidera com vantagem a disputa. Em outro patamar, com 25% das menções, aparece o pedetista Chico Machado. Igor Sardinha (PRB) tem 8% das citações, Danilo Funke (REDE) 4% e André Longobardi (PR) é mencionado por 2% dos entrevistados. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto são 13%, ao passo que 4% não sabem ou preferem não opinar.     
 
Intenção de voto espontânea
Quando perguntados sobre a intenção de voto sem a apresentação dos nomes dos possíveis candidatos, 42% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não opinam sobre sua preferência. Dr. Aluízio é citado por 23% dos respondentes; Chico Machado por 9% e os demais possíveis pré-candidatos somam 6% das menções. Entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 20%.

Rejeição
O IBOPE Inteligência também perguntou em quais dos pré-candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Chico Machado é citado por 33%, Dr. Aluízio por 31%, André Longobardi por 23% dos respondentes, enquanto 22% mencionam Danilo Funke e 21% não votariam em Igor Sardinha. Os que não sabem ou preferem não responder somam 14% e 4% declaram de maneira espontânea que poderiam votar em qualquer um dos nomes apresentados. Nesta pergunta, os entrevistados podem mencionar mais de um pré-candidato.


Avaliação da administração municipal
A administração do prefeito Dr. Aluízio é avaliada de maneira regular por 42%, enquanto cerca de um terço (34%) avalia de maneira positiva (ótima ou boa) e 23% a consideram como ruim ou péssima. Entrevistados que não sabem ou não respondem correspondem a 1% da amostra.


Cerca de metade dos respondentes (51%) aprova a maneira como Dr. Aluízio vem administrando a cidade de Macaé, ao passo que 42% desaprovam e 6% não sabem ou não opinam.

Os entrevistados também foram questionados sobre as principais áreas em que o município enfrenta maiores problemas, sendo as mais citadas: saúde com 64% das menções, segurança pública com 38%, educação com 36% e geração de empregos com 31%. Nesta pergunta, o entrevistado poderia mencionar até três áreas.

Avaliação da administração estadual
A administração do vice-governador Francisco Dornelles é avaliada como ruim ou péssima por 38% dos respondentes; de maneira regular por 37% e como positiva (ótima/boa) por 5%. Um quinto dos respondentes não sabe ou prefere não responder.


Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo Nº RJ – 08849/2016.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Contexto político-eleitoral em relação às próximas eleições no município de Macaé-RJ

Margem de erro

A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

E. L. MIDIA EDITORA LTDA EPP/ DIARIO DA COSTA DO SOL.

Período

25/07/2016 a 27/07/2016

Local

Brasil - Macaé - RJ

Amostra

Foram entrevistados 602 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Pesquisa completa

COMENTÁRIOS