Notícias e Pesquisas

24 Fev 2017

Consumidor segue otimista em fevereiro

A expectativa do consumidor brasileiro apresenta ligeira melhora em fevereiro de 2017. O INEC (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor) para o mês registra 104,4 pontos, um aumento de 0,6% na comparação com janeiro e de 5,8% em relação a fevereiro de 2016. Apesar da melhora observada, o índice ainda se encontra 3,9% abaixo de sua média histórica. 

Metade dos itens que compõem o INEC apresenta crescimento na comparação mensal: compras de bens de maior valor (3,6%), inflação (3,0%), desemprego (2,2%). Juntos, esses índices são responsáveis pelo crescimento do INEC observado no mês de fevereiro. Destaca-se que o índice de expectativa de inflação apresenta crescimento de 16% na comparação anual e se encontra 4,8% acima de sua média histórica. Quanto maior os índices da pesquisa em relação à inflação e ao emprego, mais otimista é a expectativa do consumidor. 

Por sua vez, observa-se queda nos índices de endividamento, renda própria e situação financeira. Isso indica que, apesar do otimismo em relação aos preços e ao emprego, os brasileiros estão mais endividados e pouco confiantes de que sua renda e sua situação financeira irão melhorar. Esses fatores contribuem para que o INEC fique abaixo de sua média histórica no mês de fevereiro.

 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC)

Margem de erro

2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

CNI

INEC (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor)

Contratante

CNI - Confederação Nacional da Indústria.

Período

16/02/2017 a 20/02/2017

Local

Brasil

Amostra

2002 entrevistas em 143 municípios.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
INEC fevereiro 2017
Pesquisa completa

COMENTÁRIOS