Notícias e Pesquisas

01 Nov 2018

Confiança do consumidor é a mais alta em quatro anos

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) alcança 110,6 pontos em outubro de 2018, o maior valor desde o mesmo mês de 2014, quando registrou 112,0 pontos. O INEC registra expansão de 4,4% em outubro na comparação com setembro. O avanço é o quarto consecutivo, de forma que o indicador acumula crescimento de 12,5% no período.

A maioria dos índices que compõem o INEC mostra avanços significativos entre setembro e outubro de 2018. O maior aumento no mês é o do índice de situação financeira (8,9%), indicando crescimento do percentual de consumidores que acreditam em melhora de sua situação financeira. Os consumidores também estão mais otimistas com relação a inflação, ao desemprego e a sua renda, e percebem ainda queda de seu endividamento. O único dos componentes do INEC que não registra crescimento em outubro é o índice de expectativas de compras de bens de maior valor, com queda de 0,3% ante setembro.

Na comparação com outubro de 2017, grande parte dos índices registra crescimento de dois dígitos. Novamente, a única exceção é o de expectativas de compras de bens de maior valor, com queda de 0,8% nessa comparação.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

INEC - ÍNDICE NACIONAL DE EXPECTATIVA DO CONSUMIDOR

Margem de erro

A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

CNI

INEC (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor)

Opinião pública

Contratante

CNI - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA

Período

18/10/2018 a 22/10/2018

Local

Brasil

Amostra

2002 entrevistas em 142 municípios

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
INEC Outubro de 2018
Pesquisa completa