Notícias e Pesquisas

30 Mar 2016

Avaliação do governo Dilma segue estável em relação a dezembro

 

Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) em março mostra que os indicadores de avaliação da presidente Dilma mantiveram-se estáveis desde junho de 2015, com oscilações dentro da margem de erro da pesquisa. 

A administração da presidente é considerada ruim ou péssima por 69% dos entrevistados (eram 70% em dezembro), a forma como ela administra o país é desaprovada por 82% (mesmo índice da última pesquisa realizada para a CNI) e a desconfiança em relação a Dilma atinge 80% da população (indicador que vem oscilando positivamente dentro da margem de erro nas três últimas pesquisas).

 

Na opinião de 80% dos entrevistados, até esse momento o segundo mandato da presidente Dilma tem sido pior do que o primeiro e as perspectivas para o futuro não são otimistas. O restante do governo deve ser ruim ou péssimo na opinião de 68%, regular na opinião de 18% e ótimo ou bom para 10%. 

 

Avaliação por área de atuação

A pesquisa também questiona se os entrevistados aprovam ou desaprovam a atuação do governo em nove diferentes áreas. Em todas elas os níveis de desaprovação superam a aprovação, sendo que as piores avaliações se dão em relação aos impostos e taxa de juros.

Em relação às últimas pesquisas houve oscilação positiva de dois pontos percentuais nos indicadores de aprovação às políticas relacionadas ao meio ambiente e de combate à fome e pobreza e educação (para detalhes da série histórica desde março de 2013 acesse o relatório completo aqui). 


Opiniões sobre o noticiário político

Para 76% as notícias recentes são mais desfavoráveis ao governo, sendo que os três assuntos mais citados pelos entrevistados foram os seguintes.

- Convite para que Lula assumisse o Ministério da Casa Civil: 31%

- Manifestações a favor do impeachment: 17%

- Lava Jato: 13%

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

CNI/IBOPE Março de 2016

Margem de erro

2 pontos percentuais

Tema

Administração pública

CNI

Opinião pública

Contratante

Confederação Nacional da Indústria

Período

17/03/2016 a 20/03/2016

Local

Brasil

Amostra

2.002 entrevistas com a população de 16 anos ou mais.

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Relatório de tabelas | CNI IBOPE Março 2016