Notícias e Pesquisas

21 Dez 2015

A pouco mais de 10 meses da eleição, disputa pela prefeitura de Curitiba está empatada

Ao verem as fotos dos pré-candidatos e serem questionados em quem votariam, o empate técnico continua.

O IBOPE Inteligência foi a campo para questionar os eleitores de Curitiba sobre sua intenção de voto para a prefeitura da cidade nas eleições de 2016. Foi testada apenas uma lista de cinco possíveis candidatos, porém de duas diferentes formas: com estímulo apenas com nomes e com nomes e fotos dos possíveis concorrentes. No cenário com os nomes, quatro deles empatam tecnicamente na primeira colocação, considerando a margem de erro da pesquisa, de quatro pontos percentuais. Nessa situação, o mais citado é Requião Filho (PMDB), com 18%, seguido do ex-prefeito da cidade Luciano Ducci (PSB), com 16%, Rafael Greca (PMN), com 14%, e do atual prefeito Gustavo Fruet (PDT), com 13%. Em um patamar abaixo está Tadeu Veneri (PT), com 4% das menções. Os que citam votar em branco ou nulo somam 24% e 11% não sabem ou preferem não responder.

Ao verem as fotos dos pré-candidatos e serem questionados em quem votariam, o empate técnico continua, mas desta vez entre dois candidatos: Ducci (23% das menções) e Requião Filho (19%). Em seguida aparecem Rafael Greca (15%), Gustavo Fruet (14%) e, em um patamar mais distante, Tadeu Veneri, com 4%. Brancos e nulos somam 18% e 8% não sabem ou não respondem a questão.

Espontaneamente, ou seja, quando os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados aos eleitores, Fruet tem 7%; Ratinho Junior (PSC), 6%; Greca, 4 %; Ducci, 3%; Requião Filho,  3% e Tadeu Veneri, 1%, assim como Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB) .

Em eventual segundo turno entre Ducci e Fruet, Ducci tem 33% dos votos e Fruet, 26%. Brancos e nulos somam 32% e 10% não sabem ou preferem não responder.

Sobre a pesquisa
Foram entrevistadas 602 pessoas com 16 anos ou mais, na cidade de Curitiba (PR), entre os dias 12 e 15 de dezembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Contexto eleitoral em Curitiba

Margem de erro

4 pontos percentuais para mais ou para menos

Tema

Administração pública

Eleições

Contratante

-

Período

12/12/2015 a 15/12/2015

Local

Brasil - Curitiba - PR

Amostra

602 entrevistas

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Contexto eleitoral em Curitiba