Notícias e Pesquisas

05 Abr 2018

72% avaliam governo Temer negativamente; patamar permanece o mesmo de dezembro

A pesquisa de avaliação do Governo Federal realizada em março pelo IBOPE Inteligência para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 72% dos brasileiros avaliam o governo Temer como ruim ou péssimo e 87% desaprovam a maneira de governar do presidente. A avaliação negativa e a desaprovação à maneira de governar de Temer permanecem no mesmo patamar da última pesquisa, realizada em dezembro de 2017.

Os que consideram o governo regular são 21% e os que o consideram ótimo ou bom somam 5%. Em relação a aprovação, somente 9% aprovam a maneira de Temer governar o país e 89% não confiam no presidente.

De acordo com a pesquisa, 55% dos entrevistados consideram que o governo Temer está sendo pior do que o de Dilma Rousseff. Além disso, os brasileiros continuam pessimistas em relação aos próximos meses: 67% acreditam que o restante do governo será ruim ou péssimo. Esse sentimento é maior entre as mulheres: 70% delas acreditam que o restante do governo será ruim ou péssimo, percepção de 62% dos homens.

                            

Áreas de atuação
As avaliações da população sobre as ações do governo em nove áreas oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais. Impostos seguem como a pior área avaliada, com 90% de desaprovação, seguida por saúde, com 87% e taxas de juros e combate ao desemprego, com 85% cada.

Noticiário
O percentual dos entrevistados que consideram que as notícias recentes sobre o governo têm sido mais desfavoráveis recuaram de 56% em dezembro de 2017 para 51% em março de 2018. O percentual dos que consideram as notícias nem favoráveis, nem desfavoráveis aumentou de 18% para 24%.

As notícias sobre corrupção continuam sendo o destaque na memória da população: 19% dos entrevistados citaram pelo menos uma notícia relacionada a casos de corrupção.

                            

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Avaliação do governo federal

Margem de erro

pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra

Tema

Administração pública

CNI

Opinião pública

Contratante

CNI - Confederação Nacional da Indústria

Período

22/03/2018 a 25/03/2018

Local

Brasil

Amostra

2000 entrevistas em 126 municípios

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Avaliação do governo federal
Pesquisa completa
Histórico de avaliação de presidentes

COMENTÁRIOS