Notícias e Pesquisas

09 Mar 2018

25% das mulheres paulistanas já sofreram assédio no transporte coletivo

Uma em cada quatro mulheres paulistanas – ou seja, 25% delas – diz que já sofreu assédio dentro do transporte coletivo (ônibus, trem ou metrô). A informação integra os resultados da pesquisa divulgada nesta quinta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, pela Rede Nossa São Paulo e IBOPE Inteligência, em parceria com o Sesc São Paulo.

Realizada em um evento público no Sesc Parque Dom Pedro, a apresentação da pesquisa “Viver em São Paulo: Mulher” mostrou também que 16% das paulistanas já sofreram assédio no ambiente de trabalho. Além disso, 13% das entrevistadas afirmam ter passado por abordagem desrespeitosa, ou seja, foram agarradas, beijadas ou outra situação sem o seu consentimento.  

Outro dado revelador sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na capital paulistana: uma em cada cinco (19%) diz já ter sofrido algum tipo de preconceito ou discriminação no trabalho por ser mulher.  

A pesquisa de percepção das paulistanas constata ainda que as elas são, de longe, as principais responsáveis pelos cuidados dos filhos. De acordo com os dados apresentados, 43% das mães ficam mais tempo com o filho ou a filha do que a outra pessoa responsável e outras 27% não dividem esses cuidados com ninguém. Por outro lado, apenas 12% compartilham os cuidados dos filhos de maneira igual com outra pessoa e 7% ficam menos tempo com eles.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

Viver em São Paulo: Mulher

Margem de erro

pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados nas perguntas aplicadas somente às mulheres.

Tema

Administração pública

Opinião pública

Contratante

Rede Nossa São Paulo

Período

08/12/2017 a 27/12/2017

Local

Brasil - São Paulo - SP

Amostra

A amostra deste relatório de pesquisa é composta pelos respondentes do sexo feminino que participaram da pesquisa Viver em São Paulo e é distribuída de maneira desproporcional nas regiões da cidade, com o objetivo permitir a leitura dos resultados p

ARQUIVO(S) PARA DOWNLOAD
Apresentação da pesquisa
Pesquisa completa

COMENTÁRIOS